Linha do Tempo

O Ensino da Língua Francesa na Corte Imperial

D. João VI

Na Colônia, a única modalidade de formação para qual a língua francesa se fazia necessária era com a instrução militar. A partir do período pombalino, os estabelecimentos de instrução militar tiveram importância fundamental na divulgação e aplicação do conhecimento científico então disponível, representado pelas Matemáticas e pelas Ciências Físicas e Naturais.

Em 23 de julho de 1788, Francisco José da Luz pediu licença para abertura de aulas públicas de Língua Francesa e teve seu requerimento aprovado com base em Provisões válidas pelo período de um ano. Essa licença foi concedida em utilidade do bem público por um juiz, vereadores e Procuradores da Câmara da cidade do Rio de Janeiro e assinada por Fellipe Cordovil da Siqueira e Melo.

O Francês foi introduzido oficialmente no Brasil pelo Decreto de 13 de abril de 1808, através do qual D. João VI nomeou Renato Pedro Boiret professor de língua francesa no Rio de Janeiro. No ano seguinte, foi criada a primeira cadeira pública de Francês, juntamente com a de Inglês.