Linha do Tempo

Publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

PCN +Os PCNEM (sob a coordenação de Zuleika Felice Murrie e tendo como consultores Isabel Gretel M. Eres Fernández, Maria Felisminda de Resende e Fusari, Maria Heloisa Corrêa de Toledo Ferraz, Mauro Gomes de Mattos, Marcos Garcia Neira e Marcos Alberto Bussab) foram regulamentados e publicados em 2000 para atender a uma necessidade de atualização da educação brasileira, já que as antigas diretrizes foram elaboradas no final dos anos 60. O novo Ensino Médio foi organizado em três áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e Matemática; Ciências Humanas; Linguagens e Códigos, que é onde está inserido o ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Os objetivos principais das áreas de conhecimento são: organizar, interligar e contextualizar as disciplinas do currículo.

As LEM estão agora inseridas em uma grande área e assumem a sua função de serem veículos de acesso ao conhecimento, ou seja, as diferentes formas de pensar, agir, sentir e criar. O ensino de uma LEM objetiva levar o aluno a comunicar-se de maneira adequada em diferentes situações da vida cotidiana.

Em 2007 foram desenvolvidas novas orientações ao ensino médio numa nova publicação sob o título de PCN+. As Orientações Curriculares para o Ensino Médio foram elaboradas a partir de ampla discussão com as equipes técnicas dos Sistemas Estaduais de Educação, professores e alunos da rede pública e representantes da comunidade acadêmica. Esse complemento visa facilitar a organização do trabalho escolar e traz, de forma mais detalhada, as sugestões de procedimentos pedagógicos que mais se adequam às transformações sociais e culturais do mundo contemporâneo.