Revista

Compilação dos Artigos

POR QUE ESTUDAR HISTÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL?
Escrito por Joselita Júnia Viegas Vidotti

RESUMO

Discutimos o valor da História para o ensino de línguas no Brasil sob variados prismas teóricos, salientamos a existência de uma história do ensino de línguas no Brasil, sua filiação à Linguística Aplicada e a urgência para que ela se torne uma disciplina madura nos programas de Letras, noticiamos trabalhos pioneiros na área, pontuamos fatos e ideias que nortearam o ensino de línguas no Brasil e, por fim, reforçamos a relevância do estudo acadêmico da trajetória das línguas e seu ensino para a formação de agentes.

Palavras-chave: História. Ensino de línguas. Linguística aplicada.

 

O MÉTODO DIRETO E OS LIVROS DE INGLÊS NO BRASIL
Escrito por Rodrigo Belfort Gomes

RESUMO

O método direto para o ensino de inglês traz, entre os seus preceitos, a preocupação com a oralidade, o repúdio à tradução e a memorização de regras e palavras. Tal metodologia foi criada com o objetivo de romper com o método anterior, o da gramática e tradução. No Brasil, o método direto chegou no ano de 1931, através da Reforma Francisco Campos, que, além de definir pela primeira vez a maneira como as línguas vivas deveriam ser ensinadas, redefiniu o ensino secundário. Os livros didáticos são importantes elementos a serviço do pesquisador de história da educação, não só pelos seus conteúdos, mas por refletirem o pensamento e os anseios da sociedade dentro de um período histórico. Assim, é objetivo desse artigo realizar um levantamento das obras dedicadas ao ensino de inglês no Brasil, durante os anos de 1931 e 1961, além de apontar os autores mais influentes e o aumento do número de publicações ao longo dessa linha temporal.

Palavras-chave: Método direto, Inglês, Livro didático, Reforma Francisco Campos

 

A ÉTICA PROFISSIONAL NO ENSINO DE LÍNGUAS: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Escrito por Alicia Silvestre Miralles

RESUMO

A ética profissional no âmbito docente tem uma trajetória relativamente recente se comparada com outras áreas como o Direito e a Medicina. Todavia, a importância do papel do professor como agente ético na sociedade vem se destacando cada vez mais no cenário mundial e no Brasil em particular. O interesse pelos Direitos Humanos e por uma educação mais acorde com os novos tempos desencadeou no passado século reflexões que serviram como ponto de partida a iniciativas dentro das políticas educativas. Embora a aplicação destes princípios e valores ainda amostre campos que podem ser melhorados, pensamos que o breve percurso pela historia da ética docente no Brasil aqui acenado possa servir como elemento propulsor para a reflexão e o aprimoramento da prática docente ética.

Palavras-chave: ética profissional; prática docente; reflexão; educação.

 

A DISCIPLINA HISTÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL (HELB) NAS NOTAS DE AULAS DE DISCENTES
Escrito por Denise Gisele de Britto Damasco e Lilian Vieira da Rocha Ribeiro

RESUMO

Este artigo teve como proposta inicial apresentar as anotações de aulas feitas por discentes contendo as reflexões desenvolvidas durante a disciplina História do Ensino de Línguas no Brasil do Programa de Pós-graduação de Linguística Aplicada (PGLA) da Universidade de Brasília, durante o primeiro semestre letivo de 2012. Entretanto, no processo de construção do artigo, observou-se que, para que tais anotações fossem melhor entendidas e valorizadas, havia a necessidade de justificar a disciplina, apresentando também todo o contexto na qual ela está inserida, além de evidenciar tudo o que se construiu em equipe a partir das ideias de construção colaborativa, na qual as notas surgiram dando início à esta reflexão. Assim, no presente artigo discute-se a justificativa para a disciplina, as reflexões ocorridas durante a mesma, sua organização, notas na íntegra realizadas por discentes e as repercussões do curso que incentivam o adensamento das discussões para além do primeiro semestre letivo de 2012.

Palavras-chave: Helb, notas de aulas, construção colaborativa, participação discente.

 

UMA VISÃO DO ENSINO DE LÍNGUAS NA AMÉRICA LATINA EM 1968
Escrito por José Carlos Paes de Almeida Filho

Resenha Histórica: GOMES DE MATOS, Francisco; WIGDORSKY, Leopoldo  Foreign  “Language Teaching in Latin America”. In SEBEOK, Thomas A. (Org.) Current Trends in Linguistics. In R. LADO, W. MCQUOWN, S. SAPORTA & H. LASTRA (Orgs.) Currents trends in Linguistics. Vol. 4. Ibero-American and Caribbean Linguistics, p 464-533. The Hague: Mouton, 1968.

RESUMO

Este artigo traz uma resenha histórica dos programas de línguas estrangeiras na América Latina nos anos 60 do século 20. O Inglês como segunda língua é discutido nesse texto assim como o ensino de outras línguas estrangeiras. Nem a Espanhol, nem o Português na perspectiva de línguas estrangeiras encontram espaço nessa obra por sua quase ausência ainda como línguas de oferta. Observações são feitas no que concerne aos programas em vários níveis, métodos e materiais de ensino, formação de professores, status dos idiomas, organizações de professores e problemas agudos nos principais países latino-americanos. Nas considerações finais, o relato aponta as questões especiais do número insuficiente de professores de línguas estrangeiras e a inabilidade de se obterem materiais de ensino adequados. Um dos maiores problemas encontrados é a falta de comunicação entre professores de línguas na América Latina. O fardo mais pesado de responsabilidade pela melhoria das condições permanece com os professores de línguas que receberam melhor formação.

Palavras-Chave: Ensino de línguas na América Latina, programas de línguas em países latinoamericamos nos anos 60.

 

CARNEIRO LEÃO E AS LINGUAS VIVAS NO BRASIL
Escrito por Jonathas de Paula Chaguri e Maria Cristina Gomes Machado

Resenha Histórica: CARNEIRO LEÃO, Antonio. O Ensino das Línguas Vivas: uma experiência brasileira. Rio de Janeiro: Serviço de Publicações do Instituo de Pesquisa, 1934. 65 p.

 

ECOS DE UMA PEQUENA GRANDE OBRA
Escrito por Mirelle da Silva Freitas e Paolla Silva Cabral-Brasil

Resenha Histórica: ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 1993. 75p.