Linha do Tempo

Resolução 58/76 – Resgate Parcial do Ensino de Língua Estrangeira Moderna (LEM) na Escola de 2º grau

Diz o artigo 1º “ o estudo de Língua Estrangeira Moderna passa a fazer parte do núcleo comum, com obrigatoriedade para o ensino de 2º grau, recomendando-se a sua inclusão nos currículos de 1º grau onde as conduções o indiquem e permitam”.

Esta resolução resgata parcialmente a valorização do ensino de línguas na escola pública, pois ainda não contempla a inclusão do ensino de Língua Estrangeira Moderna (LEM) no 1º grau, relegando seu ensino ao casuísmo.
Publicação dos livros de Francisco Gomes de Matos (no Brasil) - Lingüística Aplicada ao Ensino de Inglês - e do livro de Wilkins (na Inglaterra) - Notional Syllabuses

Enquanto Francisco Gomes de Matos publica um livro contendo fortes traços estruturalistas, que reflete o momento histórico do ensino de línguas no Brasil; Wilkins publica na Inglaterra um trabalho pioneiro para o ensino comunicativo de línguas que se instaurava na Europa.