Ano 10 - Nº 10 - 1/2016

ECOS DE UMA PEQUENA GRANDE OBRA

Resenha Histórica: ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 1993. 75p.

Esta obra Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas, um clássico da Linguística Aplicada no país, foi escrita por José Carlos Paes de Almeida Filho, PhD em Linguística Aplicada pela Universidade de Georgetown, EUA. Em 1977, ele defendeu na Universidade de Manchester – Inglaterra dissertação pioneira na Europa sobre o contexto brasileiro de ensino de línguas, cujo foco  foi a abordagem comunicativa para o ensino de línguas no Brasil (HELB, s.d.).

Publicada em 1993, foi a primeira obra de autoria nacional a dedicar-se à abordagem comunicativa, sendo ofertada ao público com o objetivo de “contribuir à exploração de bases e caminhos de ação de professores e pesquisadores que acreditam no potencial formativo da experiência de aprender novas línguas na escola.” (ALMEIDA FILHO, 1993, p. 10)

Composto a partir de uma apresentação e oito capítulos (três deles republicações), o livro transita por construtos como competência e abordagem, além de discutir diversos temas, como por exemplo: o ensinar e aprender línguas na escola; o ser e o fazer comunicativo; o papel da gramática na comunicação; os métodos e a avaliação comunicativos; dentre outros. O universo da sala de aula de língua estrangeira (LE) e os pilares para formação inicial e continuada de professores de línguas são explorados em 75 páginas.

A Operação Global do Ensino de Línguas – OGEL, apresentada no segundo capítulo, é um modelo que busca representar a sala de aula de LE, envolvendo tanto conceitos mais abstratos (abordagens, competências e filtro afetivo) quanto as materialidades (planejamento, materiais didáticos, procedimentos e avaliação) que perpassam esse ambiente. Além disso, sinaliza para possibilidade de rupturas através da reflexão e indica também a análise de abordagem como uma alternativa para transformação ponderada das práticas em sala de aula.

Ademais, a obra aponta caminhos para realização de uma aula comunicativa. Através de explicitação e exemplificação busca esclarecer o que significa ser comunicativo na sala de aula de línguas, para esse fim, alguns capítulos possuem apêndices relevantes. Elucida, ainda, o que deve ser pensado para avaliação num cenário de ensino e aprendizagem comunicativos, apontando o avaliar como uma das questões que causam considerável desconforto na condução de um trabalho pautado pela abordagem comunicativa.

Uma edição comemorativa pelos 20 anos dessa obra foi publicada em 2013, com versões em português, italiano, inglês, francês e espanhol. As versões em outras línguas foram fiéis a original, no entanto, a em português além de revisada contou com notas de rodapé para atualizar os termos e o desenrolar desses conceitos nos vinte anos decorridos entre a primeira edição e a comemorativa.

Este é um dos poucos livros nacionais de autoria capazes de causar um impacto de tamanha intensidade na formação inicial e continuada de professores de línguas. Portanto, uma contribuição ímpar do autor à área à pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil. Uma pequena obra, apenas 75 páginas, de grande valia para todos aqueles envolvidos de alguma forma na educação em línguas.

Referências

  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 1993.
  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Edição Comemorativa – 20 anos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.