Ano 7 - Nº 7 - 1/2013

Apresentação HELB V.07 Ano 2013

A Revista HELB, em seu sétimo ano de publicação, traz neste número oito artigos e uma resenha histórica que englobam questões diversas da história do ensino de línguas no Brasil. Tradicionalmente, a Revista Helb apresenta aos leitores uma diversidade de temas com o intuito de colaborar com a compreensão dos movimentos históricos produzidos pelos agentes que estão envolvidos na aquisição, no ensino e na aprendizagem de línguas e culturas.

O número 07 da Revista Helb apresenta duas republicações dos anos 1980. No primeiro artigo damos continuidade à publicação do artigo escrito por Francisco Gomes de Matos, em 1985, na extinta Revista de Cultura Vozes, intitulado Mais 10 Anos de Linguística Aplicada No Brasil: 1975-1985. Essa republicação é precedida de um posfácio dialogado inédito do autor e assinado em coautoria com Denise Gisele de Britto Damasco. A segunda republicação é de um texto de autoria de José Carlos Paes de Almeida Filho sobre O Ensino de Línguas em Cuba. Este artigo foi publicado originalmente na Revista de Estudos Germânicos, da UFMG, no final dos anos 1980. O próprio autor escreve à Helb um posfácio para introduzir esta republicação, destacando sua incursão por escolas cubanas para compreender o ensino de línguas em Cuba e no Brasil à época.

O terceiro artigo deste volume 7 da HELB apresenta o artigo intitulado Ambivalência de uma presença: o francês no Brasil, de Patrick Dahlet do professor da Universidade das Antilhas e da Guiana. Este artigo reflete seu olhar de linguista aplicado e suas reflexões exploram as formas e as razões do esgotamento atual da prática do francês institucionalmente no país. Dahlet assevera sobre um possível vácuo plurilíngue e a prevalência de um enfoque instrumental-empresarial das línguas.  Discute a questão de um pluralismo plural no país e clama por um plurilinguismo em direção à construção de um espaço nacional e institucional comum.

O quarto artigo deste volume é intitulado O ensino de produção textual em inglês como segunda lingua – trajetórias e tendências, de autoria de Isabela Villas Boas. Este artigo contempla o histórico das abordagens e metodologias de ensino de produção textual em língua materna que influenciaram o ensino da escrita em inglês como segunda língua ou língua estrangeira. Villas Boas discute as abordagens atualmente propostas para o ensino de produção textual em L2, enfatizando a revisão por pares e o papel das novas tecnologias, concluindo com os princípios norteadores da prática de ensino de produção textual no século 21.

O quinto artigo, intitulado Os cursos de Letras e a Formação Profissional dos Professores de LE em uma perspectiva histórica, resgata aspectos relevantes sobre o percurso histórico dos Cursos de Letras no Brasil, referindo-se à relação entre teoria e prática durante a formação do professor de língua estrangeira nas licenciaturas das universidades. Suas autoras, Mirelle da Silva Freitas e Patrícia Machado procuram analisar como esta relação se reflete nos Cursos de Letras no Brasil, de sua origem e até os dias de hoje.

O sexto artigo deste volume, de Leia Loiola, traz um Breve histórico do termo competência. A autora afirma que este termo é relativamente novo na literatura que pesquisa o ensino de línguas no Brasil. Propõe um histórico deste termo. Na sequência, como sétimo artigo, Lilian Rocha Ribeiro salienta por meio do artigo Aspectos Históricos do Uso de Recursos Tecnológicos no Ensino de Línguas a contribuição de Jan Amos Comenius, a partir das imagens que inseriu em sua obra. A autora conclui que é necessário tecnologia e bons professores na solução de problemas atuais como a evasão, favorecendo a autonomia, incentivando o intercâmbio e a pesquisa.

No último texto deste volume 8, temos o artigo de Tatiana Nardy, intitulado Avaliação de Aprendizagem em FLE nos Anos 1980: o Livro Didático Transition. A autora deste artigo, por meio da retomada deste livro didático, destaca o conceito de avaliação diagnóstica, bem como as práticas avaliativas emanadas de Transition.

A resenha histórica, de autoria de Paolla Silva-Brasil, Mirelle da Silva Freitas e Denise Damasco, traz a obra Didática Especial de Línguas Modernas, de Valnir Chagas, de 1957. Esta obra é importante, não apenas para os profissionais e estudantes do ensino de línguas, mas para todos os educadores, tendo sido classificada por Anísio Teixeira, prefaciador da mesma, como um livro de Educação.

Estimamos que os artigos apresentados neste volume anual da Revista HELB incentivem discussões, fundamentem debates e novas ideias, além de suscitar descobertas aos nossos leitores. Agradecemos, por fim, a todos os autores colaboradores deste volume da Revista, em especial ao Professor Gomes de Matos e, pelo entusiasmo ao reler sua obra e em querer compartilhar seus projetos de vida atuais com os leitores de nossa Revista, bem como ao Professor José Carlos Paes de Almeida Filho, por detalhar as circunstâncias em que escreveu seu artigo, trazendo ao público notas de sua trajetória familiar e acadêmica.

Brasília, 25 de dezembro de 2013.